História da Dança

Shiva Nataraja
O Natya Shastra (Tratado sobre o teatro) conta a história e a origem da dança clássica indiana, juntamente com o teatro; Natya é a poesia, a música, a dança que forma o drama; e Shastra quer dizer escritura; foi criada pelo Deus Brahma e escrito pelo sábio Bharata Muni.


Segundo os arianos a dança foi criada pelo Deus Brahma a pedido do Deus Indra, unido outras artes formando o quinto Veda, para levar a todas as pessoas da terra o conhecimento védico; pois nem todos tinham acesso ao ensinamento dos Vedas. E a dança além de ser uma forma de entretenimento, seria uma forma fácil de entendimento.

Encontramos também outras versões sobre a origem da dança. Uma delas diz que Krishna (uma das representações de Deus na forma humana) lutou no rio Yamuna com a serpente chamada Kaliya, tendo vencido, ele subiu das águas em cima da cabeça da serpente dançando. A versão que mais prevaleceu é a de Shiva Nataraja. Na Índia a dança está associada a vida; a criação e a destruição são uma dinâmica universal, simbolizada por Shiva Nataraja, dentro de um círculo de fogo; nele o universo se interage e se cria, dando vida e movimento a tudo que existe, atingindo a verdade através de sua dança. “O significado mais profundo da dança de Shiva é sentido quando se compreende que ela acontece dentro de nós” (COOMARASWAMY apud RIBEIRO, 1999:9).

No Natya Shastra também é narrado os grandes épicos hindus Mahabharatha e Ramayana.
O Abhinaya Darpana, de Nandiskêvara é divididos em 4 partes: A primeira parte fala sobre a ação corporal (Angika Abhinaya); que seriam: movimentos do corpo (sharikas); movimentos do rosto (mukhajas) e movimentos dos membros (shestas). A segunda parte denomina-se Vachika Abhinaya, que seria a poesia, o texto falado ou cantado.A terceira parte, Aharya Abhinaya, fala do vestuário, ornamentos, maquiagem e cenários. E a quarta parte fala sobre os estados emocionais (Satvika Abhinaya).

Karana (Posições das dançarinas)
Segundo o Abhinaya Darpana (RAMACHANDRASEKHAR, 2009) abhinaya mostra para a audiência o tema central da dança-drama, sendo uma forma de comunicação e entretenimento. As danças clássicas indianas são classificadas, de acordo com o Natya Shastra em 3 categorias: Nritta (dança pura) criada pelo Deus Shiva, Nritya (dança expressiva) e Natya (drama).

O Natya Sastra e o Abhinaya Darpana dão a fundamentação da dança e sua técnica; baseada nestes tratados, a dança indiana teve sua origem e suas raízes, juntamente com os elementos de cada região, formando sete estilos clássicos. Este estilo de dança, associado a crenças e doutrinas manteve quase que intacto até os dias de hoje. Mas somente após o século XIX, sabemos com certeza como foi seu florescimento; graças ao trabalho “pioneiro” do Quarteto de Tanjore (Chinnayya, Ponniah, Sivanandam e Vadivelu). A forma atual que podemos ver nas apresentações é uma reformulação após a independência da Índia.

Popular Posts

© 2011 Acesse: www.dancaindianabrasil.com.br, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena