Durga Devi

Por Krishna Sharana

Nos três primeiros dias de Navaratri (os 9 dias de adoração a Deusa), adoramos a Deusa Durga.

Durga em Sânscrito significa “aquela que é incompreensível ou difícil de alcançar”.  A Deusa Durga é uma forma de Shakti adorada por seu aspecto graciosa assim como seu aspecto assustador. Mãe do Universo, ela representa o poder infinito do universo e é um símbolo do dinamismo feminino. A manifestação da Deusa Durga emerge de Sua essência sem forma e as duas são inseparáveis.

Ela também é chamada por inúmeros outros nomes, tais quais Amba, Ambika, Kali e Lalita. Muitos hinos, tais como o Lalita Sahasranama e o Sri Durga Ashtotarasata Naamaavalihi descrevem milhares de nomes para Durga Devi.

No norte da Índia, durante o Navaratri, Devi é adorada diariamente em suas 9 formas, que são as Navadurgas: Shailaputri, Brahmacharini, Chandraghanta, Kushmanda, Skandamata, Katyayani, Kalaratri, Mahagouri e Siddhidatri. Já no tantrismo tradicional do sul da Índia ela é adorada como as Dasa Mahavidyas ou as 10 formas de conhecimento, que são: Kali, Tara, Tripura Sundari, Bhuvaneshvari, Bhairavi, Chinnamasta, Dhumavati, Bagalamukhi, Matangi e Kamalatmika. No estado da Bengala, o festival de Durga Puja é muito famoso e é comemorado com grande fervor.



De acordo com a escritura Devi Mahatmya,  Durga Devi se manifestou de Shakti e recebeu suas armas de todos os Deuses que precisavam derrotar o demônio Mahisha, que não podia ser morto por nenhum homem. No oitavo e nono dia ela derrotou os dois demônios Chanda e Munda, e no décimo dia, derrotou Mahisha. Portanto o décimo dia, após os 9 dias de Navaratri, é considerado o mais sagrado, sendo chamado de Duhssera ou Vijayadasami.

Há aspectos infinitos de Durga descritos nos Pura nas e Agamas e a iconografia é consequentemente muito variada.Ela é geralmente mostrada como tendo 10 braços que carregam a espada, a concha, o disco (sudarshan chakra), rosário (japa mala), arco e flecha, tridente (trishula), maça (gada), flor de lótus (padma), e com uma das mãos direitas ela faz o gesto de bênçãos (abhaya mudra). Essas diversas ferramentas refletem Sua supremacia eminente que ajudam a controlar o universo e obedecer Sua vontade. Ela frequentemente tem como sua montaria um leão ou tigre. Está vestida maravilhosamente em um sári vermelho brilhante e tem diversos ornamentos decorativos. Seus cabelos está preso por uma coroa (mukuta) que então negros e brilhantes descem nos Seus ombros.

A Deusa Durga existe eternamente, habitando o coração e as mentes de seus devotos extáticos. Como um poder de Shakti, ela forma, mantêm e dissolve nomes e formas, e sendo a energia espiritual chamada Kundalini, ela ilumina os as flores de lótus dos sete centros de consciência no corpo humano sagrado.






Bibliografia:


Nityanand, Swami. Symbolism in Hinduism. Mumbai: Chinmaya Mission Trust, 1983.


Frawley, dr, David. Tantric Yoga and the Wisdom Goddesses. New Delhi: Motilal Banarsidass Publishers, 1997.

Popular Posts

© 2011 Acesse: www.dancaindianabrasil.com.br, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena